Elegant Themes: Divi Wordpress Templates Downloads

10 possíveis sintomas de câncer que muitas pessoas desconhecem

A prevenção e a detecção precoce são essenciais na luta contra o câncer. Portanto, diante de qualquer sintoma que pareça anormal, devemos consultar um especialista para avaliar a situação.

Uma das principais formas de combater o câncer é saber detectá-lo a tempo. Às vezes, por estarmos muito ocupados, esquecemos as consultas médicas anuais e passamos várias semanas antes de irmos ao médico quando sentimos dor.

O câncer apresenta sintomas iniciais que muitos de nós desconhecemos. Portanto, é importante conhecê-los (ou revisá-los, se nos esquecermos) para mantê-los em mente.

Possíveis sintomas de câncer

Embora falar sobre câncer possa causar certo medo, é fundamental estarmos bem informados sobre o assunto para que, em caso de alteração do nosso estado de saúde, procuremos o médico e comentemos nossas preocupações.

Ir ao médico e receber um diagnóstico precoce aumenta as chances de sucesso no tratamento.

Perda de peso

A perda súbita de peso, sem motivo aparente e sem fazer mudanças na dieta ou hábitos de exercício, pode estar associada a alguma forma de câncer.

Tosse frequente

A tosse frequente, além de surgir devido a alergias ou mudanças de temperatura, pode ser causada por diversos fatores. Se você tem catarro com frequência, mesmo que não fume, você precisa consultar um médico. Pode estar se formando câncer de pulmão, garganta ou laringe.

Você também precisa prestar atenção à dor no peito e aos sintomas semelhantes aos da bronquite severa. Nesses casos, o desconforto se estende à área dos ombros ou sob os braços.

Febre frequente

A leucemia é um tipo de câncer que se desenvolve na medula óssea e ataca as células sanguíneas. São produzidos glóbulos brancos doentes ou anormais e isso afeta a capacidade do corpo de prevenir ou combater infecções.

Dor nas articulações

É um fato que as articulações podem inflamar e doer devido a movimentos repentinos, esforço excessivo ou postura inadequada, mas isso também pode ser um sinal de algo mais sério, como câncer ósseo. Se a dor nas articulações não passar, pode ser hora de consultar um médico.

Hematomas que não desaparecem

Quando batemos em alguma parte do corpo ou caímos, é normal que surjam hematomas e hematomas na pele. O problema surge quando eles aparecem sem motivo aparente ou mostram um processo de melhoria muito lento (quando mudam de cor até desaparecerem).

Isso pode ser um sinal de que as plaquetas e os glóbulos vermelhos não são saudáveis. Ou mesmo a leucemia, que não permite que o sangue carregue oxigênio ou coagule como deveria.

Mudanças de pele variadas

De acordo com especialistas da American Cancer Society, existem alterações na pele que podem ser um sinal de vários tipos de câncer (não apenas de pele):

  • Coceira
  • Crescimento excessivo de cabelo
  • Escurecimento (hiperpigmentação)
  • Cor amarelada da pele e olhos (icterícia)

Mudanças no sistema genital masculino

Se você notar um caroço, inflamação ou dor (entre outras alterações) nos testículos, é necessário consultar um médico para determinar o motivo. O câncer de próstata é um dos cânceres de crescimento mais rápido. Segundo os médicos, homens entre 15 e 55 anos podem fazer o autoexame em casa para acompanhar as mudanças.

Além disso, não podemos ignorar os problemas relacionados à micção: a necessidade de ir ao banheiro com frequência, dificuldade para começar a urinar ou uma pequena quantidade de urina podem ser sintomas do câncer de próstata, doença que aparece principalmente em homens com mais de 50 anos.

Possíveis sintomas de câncer em mulheres

Distensão abdominal

Cerca de 10% da população sofre de distensão abdominal regularmente, especialmente no caso das mulheres. Essa condição comum pode estar relacionada à síndrome pré-menstrual, indigestão ou acúmulo de gás. No entanto, se o inchaço persistir por mais de duas semanas (uma gravidez sendo descartada) e for acompanhado de perda de peso ou sangramento, é importante consultar um médico para certificar-se de que não é câncer de ovário.

Sangramento entre os períodos menstruais

Durante o ciclo menstrual, a mulher pode apresentar algum sangramento mesmo quando não está menstruada. No entanto, quando isso ocorre com frequência ou várias vezes no mesmo mês, pode ser um problema hormonal, estresse, inflamação do colo do útero ou câncer endometrial.

Mudanças de mama

Tal como acontece com os homens, as mulheres também podem fazer um autoexame das mamas durante o banho ou em frente ao espelho. O aparecimento de caroços (que podem se estender até as axilas), secreção dos mamilos, alterações na pele ou dor fora do período menstrual precisam ser analisados.

Observação

Ter um ou mais dos sintomas mencionados não significa necessariamente que você tenha câncer. Portanto, se você tiver dúvidas sobre sua saúde, consulte seu médico. O profissional irá avaliar o seu caso e informá-lo do que pode estar acontecendo.

Comentários