Elegant Themes: Divi Wordpress Templates Downloads

Aprenda a preparar remédios caseiros com ervas medicinais

Sucos calmantes, compressas, infusões curativas e xaropes estão entre os remédios caseiros que podem ser preparados em casa com ervas medicinais. E ter uma horta pode ser mais fácil do que você pensa. De acordo com a paisagista e agrônoma Ana Pastoral, do Grama Fresca, um simples vaso ou mesmo na horta ou canteiro podemos cultivá-los com sucesso. “Basta preparar o espaço removendo insetos, pedras e plantas secas ou indesejadas. Depois disso, o bom é arejar o solo, girando a uma profundidade de no mínimo 15 cm ”, ensina o profissional.

Outra dica dada por Ana é que a adição de composto vegetal orgânico e fertilizante animal curtido vai garantir o bom desenvolvimento das plantas. “Também é importante escolher plantas para colocar no canteiro de obras que tenham o mesmo tipo de necessidade de luz e umidade”, aconselha. Também é essencial regar para a adesão total do substrato à volta da raiz, de modo que a água chegue às raízes.

Agora que você sabe como começar, conheça oito espécies comuns no que se refere ao uso de ervas medicinais. Depois, é só saborear as receitas caseiras que o paisagista indicou.

Malva - Infusão de cura. Eficiente no gargarejo para dor de garganta e enxaguatório bucal contra a gengivite. Receita: ferva um copo d'água, desligue o fogo e acrescente uma colher de sopa da planta fresca. A infusão deve descansar por dez minutos e ser administrada ainda quente.

Lemongrass - Suco digestivo e calmante. Receita: faça um litro de limonada (água, suco de dois limões e açúcar a gosto) e acrescente uma xícara de chá de capim-limão. Bata bem e coe duas vezes para remover o excesso de fibras de corte.

Guaco - Xarope expectorante e broncodilatador. Ótimo para controlar a tosse.

Receita: derreta 200 g de açúcar com cravo, canela e um limão (corte em quatro, com casca). Adicione 500 ml de água e sete folhas de guaco. Deixe cozinhar, desligue o fogo e acrescente uma colher de sopa de camomila. Coe a mistura e tome uma colher duas vezes ao dia.

Menta - Água refrescante para enjôo. Receita: adicione um monte de balas, rodelas de laranja e limão em um litro de água.

Boldo - Água digestiva, indicada para problemas de fígado. Também realça a pele, se consumido por uma semana. Receita: para ½ copo de água gelada, coloque uma folha grande de mirtilo. Deixe descansar por dez minutos antes de comê-lo.

Melissa - Infusão calmante. Receita: ferva um litro de água, desligue o fogo e acrescente duas partes de capim-limão, uma parte de melissa e ½ parte de manjericão. Espere dez minutos antes de consumir.

Arnica - Tintura ideal para aliviar a dor de contusões e entorses. Receita: coloque 20 g de arnica em 100 ml de álcool e deixe descansar por dez dias. Conservar o concentrado em frasco bem fechado e, quando necessário, diluir em ½ litro de água. Passe por cima do hematoma. Importante: não use o corante em feridas abertas.

Poejo - Compressa calmante, eficaz contra picadas de insetos. Receita: lave as folhas do poejo e coloque-as sobre as picadas. A planta alivia o desconforto da coceira.

Comentários