Elegant Themes: Divi Wordpress Templates Downloads

Como a gripe afeta o corpo?

Com a ajuda de estudos científicos, sabemos cada vez mais sobre como a gripe afeta o corpo. Quase todos nós já sofremos desta doença e sabemos que não é agradável. Neste artigo, falaremos sobre como os sintomas da gripe se originam.

A gripe é uma doença viral e sazonal. Muitos de nós já o pegamos e sabemos por experiência própria como a gripe afeta o corpo. No entanto, alguns mecanismos são ativados contra a infecção, e isso é responsável pelos sintomas.

Classicamente, os sinais da gripe são febre, dor de cabeça, dores musculares e cansaço. Quando a gripe progride normalmente, sem complicações, tudo se resolve sem sequelas.

No entanto, alguns casos de gripe são mais graves. Quando o vírus se instala em organismos enfraquecidos pela imunossupressão, velhice ou pela presença de outra patologia subjacente, pode até ser fatal.
Devemos também deixar claro que, quando nos referimos à gripe, não é a mesma coisa que um resfriado. O frio é muito mais leve e as consequências são menores e superficiais. É diferente de como a gripe afeta o corpo, pois a agressão é maior.

O vírus da gripe também tem efeitos sociais. Quatro em cada dez pessoas com gripe faltam ao trabalho durante o ciclo da doença e quase todas são presidiárias, reduzindo suas atividades esportivas e sociais.
Dentre os sintomas que os indivíduos apresentam, segundo diferentes pesquisas, o mais incômodo é a sensação de cansaço. Quase metade das pessoas com gripe relatam um período de inatividade durante a doença.

Embora o cansaço seja o sintoma mais notável e incômodo, veremos que ocorre devido à febre e dores musculares. Por trás disso, há também uma inflamação dos tecidos.

O processo microscópico da gripe

Os sinais e sintomas manifestados externamente pela doença são a expressão de como a gripe afeta microscopicamente o corpo. Vários mecanismos celulares explicam o fato de termos febre, dor de cabeça e mialgia.

Depois que o vírus da gripe entra no corpo, sabemos que leva cerca de oito horas para se replicar antes de ser detectado pelo sistema imunológico humano. Sua entrada é pelas vias aéreas e se acomoda nas células epiteliais do pulmão.

Ao penetrar nas células humanas, o vírus se apropria das organelas das células que produzem proteínas e as coloca para trabalhar em seu benefício. Resumindo, aproveita o que o hospedeiro já possui para se multiplicar e sobreviver. Posteriormente, as novas cópias virais procuram outras células para infectar.

Quando o sistema imunológico humano é ativado para combater o vírus da gripe, várias reações são desencadeadas. Essas reações estabelecerão os sintomas conhecidos da gripe e são a explicação de como a gripe afeta o corpo.

Os primeiros a serem ativados para defesa são os glóbulos brancos. Essas células constituirão a primeira linha para a subsequente ativação dos mediadores da inflamação: as citocinas.

As citocinas podem ser entendidas como pequenos hormônios que transmitem uma mensagem ao sistema imunológico. Sua missão é provocar a ativação de órgãos e tecidos para eliminar o vírus do corpo o mais rápido possível.

Como a gripe afeta o corpo: febre

Ao falar sobre como a gripe afeta o corpo, devemos inevitavelmente nos referir à febre. Esta patologia tem febre, pois é um de seus sinais característicos.

A febre ocorre quando o hipotálamo dá uma ordem para aumentar a temperatura corporal. Essa ordem é emitida porque o hipotálamo percebe a presença de substâncias que chamamos de pirogênios. Dentre as substâncias pirogênicas, temos os componentes de bactérias, vírus e também citocinas.

À medida que a temperatura corporal aumenta, nossos glóbulos brancos se tornam mais eficientes. Na verdade, a febre é um mecanismo de defesa, não uma consequência patológica. Além disso, devido às altas temperaturas, os microrganismos são difíceis de reproduzir.

Como a gripe afeta o corpo: dor de cabeça

O processo que explica como a gripe afeta o corpo e causa dores de cabeça não está totalmente claro. Entende-se que, como há febre, a dor de cabeça é uma consequência lógica. Não é apenas um sintoma de gripe, como veremos a seguir.

As citocinas também foram associadas a dores de cabeça. Uma, em particular, chamada interleucina-1, é uma citocina inflamatória, assim como o interferon.

Tanto as citocinas quanto a temperatura elevada levam à vasodilatação. Os vasos do corpo estão dilatados e esse fluxo sanguíneo pode explicar a dor de cabeça como um mecanismo intrínseco, semelhante ao que explica a enxaqueca.

Como a gripe afeta o corpo: dores musculares

Por fim, as mialgias também são características da gripe. Estudos científicos encontraram uma explicação genética para essa dor de gripe muscular, e há, é claro, a ação das citocinas também.
Durante a infecção, nosso corpo aumenta a expressão de certos genes que promovem a destruição dos miócitos. Os miócitos são células do tecido muscular.

Ao mesmo tempo, as citocinas inflamatórias ordenam que os músculos inchem para combater o vírus. A inflamação dos músculos é dolorosa e os esgota, uma vez que os recursos celulares estão determinados a combater o vírus. Daí o cansaço intenso relatado por pessoas com gripe.

Comentários