Elegant Themes: Divi Wordpress Templates Downloads

Cuidados de saúde para idosos

A saúde dos idosos depende muito do estilo de vida que eles mantêm. Com uma alimentação adequada, atividade física regular e mantendo uma boa postura, esta fase da vida pode ser uma das mais interessantes que existem.

A saúde na velhice é um tema que merece um tratamento completo. O envelhecimento tende a trazer problemas orgânicos e psicológicos que ocorrem de forma diferente em cada indivíduo. Esses problemas nem sempre são suficientemente compreendidos ou adequadamente tratados.

Existe uma ideia muito difundida de que a velhice é sinônimo de doença e decrepitude. Isso não precisa ser necessariamente assim. Embora seja claro que, com o passar dos anos, as competências se perdem e há um risco maior de sofrer de várias patologias, a saúde do idoso não precisa ser um problema grave.

Um dos fatores decisivos para manter uma saúde relativamente boa na velhice e uma boa qualidade de vida são nossos hábitos. Eles podem atuar como ferramentas para moderar os efeitos da passagem do tempo e gerar maior bem-estar.

Os três cuidados básicos de saúde na velhice

A primeira coisa a dizer é que o idoso deve fazer exames médicos regulares, o que não significa que deva reduzir sua vida a isso. Os cuidados de saúde para os idosos abrangem três frentes principais:

  • Nutrição
  • Estado físico
  • Dimensão psicossocial

A alimentação, como acontece ao longo da vida, é um fator fundamental. Comer de forma saudável e equilibrada é essencial na velhice. Da mesma forma, é fundamental manter a prática de atividade física, pois o exercício é fundamental para manter a funcionalidade.

A dimensão psicossocial rege em grande parte a adoção e manutenção do cuidado nesta fase. O ideal é que o idoso implemente hábitos de autocuidado, mas isso só é possível se ele tiver motivação e autoconfiança suficientes para fazê-lo.

Nutrição na velhice

As pessoas chegam à velhice com hábitos alimentares que eventualmente precisam mudar. Os sinais de que uma mudança é necessária são os seguintes:

  • Alterações intestinais com episódios frequentes de constipação ou diarreia
  • Acúmulo de gordura
  • Perda de massa muscular ou peso

Não existe uma dieta especial para os idosos, mas na velhice é imprescindível uma alimentação saudável como deveríamos em qualquer fase da vida. A única restrição é quando existe uma doença que condiciona a alimentação.

Prevenção de quedas

As quedas são comuns na velhice e um dos fatores que mais causam deterioração e dependência. Portanto, é essencial evitá-los. Uma das principais medidas para isso é combater a perda de massa muscular por meio de atividades físicas frequentes, principalmente exercícios com pesos.

Além disso, é conveniente adaptar o ambiente às necessidades dos idosos. Isso inclui instalar interruptores perto da cama e evitar que eles se movam sem luz. Além disso, remova objetos do chão, conserte os tapetes e facilite o acesso aos itens pessoais. Também é importante que os idosos usem sapatos adequados.

Cuidados com a pele

A pele do idoso é mais seca, frágil e menos elástica. O que é indicado, em linhas gerais, é manter uma boa higiene, de preferência com sabão neutro para limpeza pessoal. Usar protetor solar e evitar exposição prolongada ao sol é outra recomendação básica. Da mesma forma, é conveniente usar roupas de algodão e beber dois litros de água por dia.

A pele de pessoas idosas com dificuldade de locomoção deve receber muita atenção. É importante ajudá-los a mudar de posição com frequência, no máximo a cada duas ou três horas. Também é fundamental que a pele de todo o corpo permaneça hidratada.

Saúde emocional e cognitiva na velhice

Os idosos podem precisar fazer ajustes em seu papel na vida e na sociedade. Nesse sentido, deve definir objetivos e metas viáveis, de acordo com seus gostos, interesses e necessidades. A inatividade e o isolamento podem levar ao desenvolvimento de estados depressivos.

Também é importante manter uma vida social ativa. Nesta fase, pode ser necessário aprender a pedir e receber ajuda, sem sentir que isso nos coloca em uma posição inferior. Da mesma forma, participar de atividades para ajudar outras pessoas costuma ser muito benéfico.

Existem mais de 100 formas de demência que podem ocorrer na velhice. A melhor forma de evitá-los é praticar atividade física regularmente, além de realizar alguma atividade intelectual. Fumar e beber álcool definitivamente não são recomendados.

Finalmente, encontrar uma maneira de viver de maneira agradável é o principal antídoto para os problemas de saúde na velhice.

Comentários