Elegant Themes: Divi Wordpress Templates Downloads

Descubra hoje Por que tossimos?

A tosse é um mecanismo de defesa do corpo para se livrar de partículas estranhas que entram no sistema respiratório. Em alguns casos, é causado por problemas mais complexos, como infecções e outras doenças.

Você já se perguntou por que tossimos? Este sintoma está presente em todos os mamíferos e, claro, em humanos. Todos nós tossimos em algum momento. De fato, sabe-se que 23% das pessoas apresentam episódios de tosse ao acordar pela manhã, com ou sem expectoração, mesmo que não sejam fumantes.

Além disso, sabe-se que os adultos apresentam entre dois e três resfriados por ano e 75% dos casos apresentam a tosse entre suas manifestações. Estima-se também que 13% das pessoas sofrem de tosse crônica, o que significa que tossem regularmente, mesmo quando não estão resfriados.

A tosse é um ato reflexo que, em alguns casos, é decorrente de uma doença, mas na maioria das vezes não. Em princípio, é apenas um mecanismo de expulsão de substâncias irritantes das vias respiratórias. Apenas em algumas ocasiões corresponde a uma doença.

Afinal o que é tosse?

Primeiramente, é necessário esclarecer que o ato de tossir é um mecanismo de defesa do organismo contra agentes externos que podem ser prejudiciais. Tossimos para limpar as vias respiratórias, expelindo partículas ou corpos estranhos.

O ato de tossir é definido como uma manobra repentina e explosiva. Essa manobra é realizada em três etapas. No primeiro, a glote se abre por inspiração; no segundo, ocorre uma contração dos músculos respiratórios; e, no terceiro, o ar retido nos pulmões é expelido com súbita abertura da glote.

Os receptores da tosse estão localizados principalmente nas vias aéreas inferiores. Isso inclui a laringe, a traqueia e os brônquios. Eles também estão presentes no nariz, seios paranasais, canal auditivo, pleura, diafragma e até mesmo no pericárdio e estômago.

Tipos de tosse

Existem vários tipos de tosse e apenas alguns devem ser motivo de consulta médica. Em princípio, é classificado como produtivo ou seco. Falamos de tosse produtiva quando expele muco ou catarro; o aparecimento de muco é uma característica clínica importante.

Na tosse seca, esse muco não existe. Causa coceira, irritação e, freqüentemente, dor de garganta. Existe uma terceira modalidade conhecida como “falsa tosse seca”. Nele há muco, mas não pode ser expelido completamente.

Com base na duração, a tosse é classificada como aguda ou crônica. É considerada aguda quando sua duração não ultrapassa três semanas. Por outro lado, é denominado crônico quando dura mais de 3 a 4 semanas. Este último geralmente é acompanhado por irritação da traqueia ou da laringe.

Por fim, podemos citar a tosse feroz e psicogênica. O primeiro é violento, muito contagioso e muito perigoso em bebês menores de 6 meses. A segunda é um tipo de tosse psicossomática, que geralmente aparece quando uma pessoa está muito nervosa.

Afinal, por que tossimos?

A tosse é um sintoma comum que pode ser causado por vários motivos. Na maioria das vezes não supõe um problema sério e desaparece sozinho. No entanto, se for grave ou apresentar outros sintomas, é melhor consultar um médico para um diagnóstico.

A seguir, detalhamos os principais motivos pelos quais tossimos.

Estímulos ambientais

Um ambiente com muita fumaça ou poeira geralmente causa episódios ocasionais. Além disso, os ácaros também podem ser os culpados. Se a tosse for persistente, pode ser uma alergia, seja permanente ou sazonal. Mudanças repentinas de temperatura também causam tosse.

Processos inflamatórios

Quando as vias aéreas ficam inflamadas, elas dificultam a passagem do ar e podem nos fazer tossir e sentir dor. Isso ocorre em face de doenças comuns, como resfriado e gripe, e também em doenças como bronquite, pneumonia, fibrose, asma, câncer de pulmão, etc.

Outras doenças

Distúrbios do nariz, garganta, ouvido e canal auditivo podem causar tosse e refluxo gastroesofágico. Uma tosse que piora consideravelmente na hora de dormir pode ser um sinal de insuficiência cardíaca congestiva.

Medicação

Alguns medicamentos, como os inibidores da enzima de conversão da angiotensina, freqüentemente usados ​​para tratar a hipertensão, têm a tosse como um de seus efeitos colaterais.

Fumar

É comum que pessoas que fumam ou usam outras drogas semelhantes tenham tosse crônica. No entanto, embora seja comum, isso não significa que seja normal. Se o problema for recorrente, é melhor manter monitoramento médico periódico.

Por fim, vale ressaltar que o ato de tossir pode ser causado por fatores psicogênicos como ansiedade e nervosismo. Em qualquer caso, como já mencionamos, qualquer sinal de complicação deve ser observado pelo médico.

Comentários