Elegant Themes: Divi Wordpress Templates Downloads

Qual a importância de ter cuidados de saúde ao longo da vida?

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), saúde não significa ausência de doença, mas o completo bem-estar físico, mental e social do indivíduo. Sabendo disso, procure a medicina preventiva que, como o próprio nome diz, evita o aparecimento de lesões e doenças.

Cuidar de si ao longo da vida traz os seguintes resultados: diminuição dos gastos com medicamentos, melhora do estado geral, aumento da produtividade e valorização da vida familiar do idoso.

Por que devemos ter cuidado em cada fase da vida?

O bebê chega ao mundo totalmente desprotegido e precisa de toda atenção e ajuda para satisfazer suas necessidades. É o carinho e a dedicação das pessoas ao redor desse novo ser que o fará se desenvolver. As crianças, por outro lado, exigem menos atenção, mas, nesta fase, o zelo com a alimentação e a limpeza é muito importante para evitar o aparecimento de doenças transmitidas pelo contato.

Na adolescência, a preocupação com a aparência é comum. Cuidados com a pele, corpo e cabelo intensificam-se. Isso é bom, pois torna-se um hábito prestar atenção à saúde. É também nesta fase que começam as responsabilidades pela prevenção das doenças sexualmente transmissíveis.

A maioria dos adultos só pensa em trabalhar e estudar, atitudes que afetam tanto o lado físico quanto o emocional da pessoa. Sem deixar as tarefas de lado, cuide do seu corpo como um todo. Dessa forma, você evita doenças comuns na velhice.

Permanecer ativo na velhice é uma dica preciosa para manter o bem-estar físico e emocional. Isso ajuda no relacionamento com a família e amigos. O cuidado com os idosos preserva-os de doenças psicológicas, quedas e hospitalizações desnecessárias.

Que cuidados devemos ter ao longo da vida?

Como já mencionado, a dedicação deve acontecer em todas as etapas. Assim, separamos para vocês algumas atitudes a serem adotadas no dia a dia:

Mantenha uma dieta balanceada

A alimentação deve receber atenção especial desde o nascimento, pois é a partir das substâncias ingeridas que o organismo se desenvolve e não está suscetível a doenças. Consumir muitas frutas e vegetais, evitando produtos industrializados, e beber pelo menos dois litros de água por dia.

Pratique atividades físicas

Manter-se ativo fortalece os músculos, reduz o estresse, evita a solidão e a depressão, aumenta a convivência com os amigos e melhora a aparência física.

Faça exercícios pelo menos 30 minutos por dia, cinco dias por semana. O ideal é procurar profissionais que indiquem as melhores atividades e acompanhem a execução dos movimentos.

Socializar com família e amigos

Converse com seus parentes, marque jantar em casa e saia para se divertir com os amigos. Como consequência, previne a depressão ou outras doenças psicológicas e aumenta o sistema imunológico do corpo.

Portanto, cuide da sua saúde e de seus entes queridos, pois os anos passam rápido e, no futuro, você colherá o que plantou no passado. Somente aqueles que cuidaram deles durante toda a sua saúde terão boa saúde. Não se esqueça de fazer um check-up anual e consultar um médico.

Gostou de saber um pouco mais sobre cuidados de saúde durante a sua vida? Tem alguma pergunta? Então, deixe seu comentário no post para que possamos te ajudar!

Comentários